No passar das gerações, a característica física dos monges foi se diferenciando, e a fama de seus conhecimentos marciais começou a se espalhar. Os Senhores e generais solicitaram aos monges que, além de transmitirem conhecimentos no campo das letras, artes e ciências (para os filhos dos nobres), deveriam ensinar suas técnicas de defesa e ataque (sem armas) aos soldados.
No século XIV, o monge Bodhidarma levou seus ensinos marciais para o templo Shaolin-Zu, na China, como forma de ginástica de defesa e ataque. No templo Shaolin, muitos mestres foram formados. Eles passaram a desenvolver variados estilos de luta e influenciaram muitos países do oriente asiático.
No século XV, o Império Japonês proibiu que cidadãos comuns utilizassem armas (1480). Ao sul do Japão, habitantes de Okinawa (ilhas de Ryu-Ryu) reagiram de modo muito criativo a esta proibição, dedicando-se ao estudo do combate sem armas. Desta feita, surge a prática secreta da autodefesa pelos praticantes de Okinawa, sob influência direta de mestres do TO-DE (mãos da china). Um dos responsáveis pela transferência deste conhecimento para os habitantes de Okinawa foi o Mestre Sakugawa (abaixo).

Durante os séculos XVIII a XX, os estilos de luta sem armas de Okinawa foram aprimorados, dando origem a vários estilos de luta, com técnicas de combate sem armas e com as chamadas "armas de Okinawa" (instrumentos de trabalho adaptados para fins de combate). Grandes mestres se destacaram neste período, como: MATSUMURA (foto abaixo), ITOSU, HIGASHIONA, MYAGUI SHOGUN, dentre tantos outros.


Neste mesmo período, o Mestre Guishin Funagoshi, também original de Okinawa, realizava apresentações sobre as artes de combate de Okinawa em uma universidade japonesa. É a partir deste período que Funagoshi e seus filhos passam a se dedicar ao desenvolvimento de uma metodologia de ensino e de um estilo próprio de luta (Shotokan), com o objetivo de facilitar a difusão do "Karatê" no Japão e em muitos outros países. Muitos outros estilos de Karatê sofreram aprimoramentos e se espalharam pelo mundo, entretanto, o estilo Shotokan é o mais conhecido, considerando o trabalho desenvolvido pelo Mestre Funagoshi (abaixo).
Estas são algumas breves anotações sobre a história do Karatê, conforme pesquisas e segundo a tradição oral transmitida pelo Mestre Benedito Nelson.
