Qual a Origem do Karatê?

O Karatê é uma arte marcial e um caminho filosófico que tem suas origens em técnicas e conhecimentos desenvolvidos no decorrer de muito tempo. Séculos atrás, na Índia, monges eram constantemente assaltados nas estradas, perdendo as ofererendas que os fiéis dedicavam aos templos. Sob esta motivação, os monges desenvolveram ginásticas de defesa e ataque, que auxiliavam tanto no seu condicionamento físico, quanto servia de instrumento de defesa. 


No passar das gerações, a característica física dos monges foi se diferenciando, e a fama de seus conhecimentos marciais começou a se espalhar. Os Senhores e generais solicitaram aos monges que, além de transmitirem conhecimentos no campo das letras, artes e ciências (para os filhos dos nobres), deveriam ensinar suas técnicas de defesa e ataque (sem armas) aos soldados. 

No século XIV, o monge Bodhidarma levou seus ensinos marciais para o templo Shaolin-Zu, na China, como forma de ginástica de defesa e ataque. No templo Shaolin, muitos mestres foram formados. Eles passaram a desenvolver variados estilos de luta e influenciaram muitos países do oriente asiático.

No século XV, o Império Japonês proibiu que cidadãos comuns utilizassem armas (1480). Ao sul do Japão, habitantes de Okinawa (ilhas de Ryu-Ryu) reagiram de modo muito criativo a esta proibição, dedicando-se ao estudo do combate sem armas. Desta feita, surge a prática secreta da autodefesa pelos praticantes de Okinawa, sob influência direta de mestres do TO-DE (mãos da china). Um dos responsáveis pela transferência deste conhecimento para os habitantes de Okinawa foi o Mestre Sakugawa (abaixo).

Durante os séculos XVIII a XX, os estilos de luta sem armas de Okinawa foram aprimorados, dando origem a vários estilos de luta, com técnicas de combate sem armas e com as chamadas "armas de Okinawa" (instrumentos de trabalho adaptados para fins de combate). Grandes mestres se destacaram neste período, como: MATSUMURA (foto abaixo), ITOSU, HIGASHIONA, MYAGUI SHOGUN, dentre tantos outros.

Em 1922, um navio russo aportou no Japão, levando lutadores russos que desafiaram quaisquer lutadores japoneses para o combate. Sabendo disto, integrantes da família Motobu partiram de Okinawa para o Japão, a fim de aceitar o desafio. Chegando lá, o filho mais novo, "Motobu Shoki", apresentou-se ao combate, sob os olhos de muitos curiosos. Ao iniciar-se o combate, Motobu Shoki desferiu sobre o plexo do russo um "Guiako Zuki". Sob impacto do golpe, o russo caiu e cospiu sangue. Todos foram para cima de Motobu indagando veementemente se ele tinha alguma "arma" nas mãos, foi quando Motobu exclamou várias vezes em alta vós: karatê!! karatê!! Ele dizia, mãos vazias!! mãos vazias!! Este fato despertou o interesse de muitos pelas artes marciais de Okinawa, que passaram a receber o nome de Karatê-Do (caminho das mãos vazias).

Neste mesmo período, o Mestre Guishin Funagoshi, também original de Okinawa, realizava apresentações sobre as artes de combate de Okinawa em uma universidade japonesa. É a partir deste período que Funagoshi e seus filhos passam a se dedicar ao desenvolvimento de uma metodologia de ensino e de um estilo próprio de luta (Shotokan), com o objetivo de facilitar a difusão do "Karatê" no Japão e em muitos outros países. Muitos outros estilos de Karatê sofreram aprimoramentos e se espalharam pelo mundo, entretanto, o estilo Shotokan é o mais conhecido, considerando o trabalho desenvolvido pelo Mestre Funagoshi (abaixo).

Estas são algumas breves anotações sobre a história do Karatê, conforme pesquisas e segundo a tradição oral transmitida pelo Mestre Benedito Nelson.